A inspeção de GNV inicial é a conversão ou alteração do veículo para que passe a utilizar o gás natural veicular como combustível. A vistoria do GNV é feita após a instalação de um kit gás no veículo. Ao solicitá-la, você garante que uma empresa acreditada pela CGCRE realize a homologação do GNV com objetivo de assegurar boas condições de circulação. O processo deve ser repetido anualmente e quando houver retirada do kit gás.
A primeira instalação de GNV no veículo precisa ser autorizada pelo Detran. Depois disso, autorização e o veículo modificado, contate a Secta para realizar a inspeção do GNV com maior agilidade. Abasteça o tanque de combustível em 90% da capacidade com álcool ou gasolina antes da Inspeção do GNV, bem como o cilindro de gás. Isso facilita a verificação de possíveis vazamentos no momento.
Verificamos se o veículo atende às normas e regulamentos impostos para o uso do gás natural veicular. Atenção, pois o nível de emissão de poluentes também é verificado neste quesito.
Caso tudo esteja em perfeito estado, você receberá a certificação do GNV, que deverá ser renovada anualmente.
A inspeção periódica é realizada nos veículos que apresentam o GNV como combustível já incorporado ao CRLV. A periodicidade da inspeção corresponde a validade do selo de GNV, ou seja, deve ser efetuada, pelo menos, em um período igual ou inferior a 12 meses.
DOCUMENTOS PARA INSPEÇÃO PERIÓDICA
Nota: Na ausência do selo de GNV o proprietário deverá preencher declaração fornecida pela SECTA, proferindo o motivo da ausência (furto, extravio, etc.)
Observação: Sendo constatada(s) não-conformidade(s) ou substituição de componentes ao término da inspeção, novos documentos poderão ser exigidos para comprovação do atendimento a legislação vigente.